sexta-feira, 13 de abril de 2012

Produção de texto filosófico



 
 




Um texto de opinião filosófica é uma exposição que exprime os pontos de vista pessoais sobre um determinado assunto filosófico. O objetivo do autor é fazer uma análise do problema e demonstrar ao leitor o valor da sua opinião. 
O autor formula assim um problema abstrato que ele tenta esclarecer de maneira racional com a ajuda da análise de conceitos e de argumentos. 


2. As partes de um texto de opinião filosófica

O título é obrigatório e deve refletir o assunto e a opinião expressa no mesmo. 
Introdução
Identificação de um dado assunto, explicação geral. Uma pergunta, uma dificuldade ou um problema filosófico deve ser referenciado desde o início do texto. É esta pergunta, esta dificuldade ou este problema que o texto procurará apresentar e que servirá de ponto de apoio à opinião.  

Informação. O autor apresenta as informações de que dispõe para estudar esse problema. Deve fazer referência às suas leituras filosóficas ou aos seus conhecimentos gerais. 
DesenvolvimentoTomada de posição e argumentaçãoTomada de posição. 
O autor de um texto de opinião apresenta um ponto de vista pessoal sobre o assunto do texto: ele deve então afirmar claramente a sua opinião. Tomar posição, é não ser neutro face a uma realidade, contentando-se em a descrever, mas ao contrário estar a favor ou contra alguma coisa. 

Argumentos:
O autor elabora todo o seu texto para demonstrar ao leitor que ele tem razões para tomar esta posição. Ele deve argumentar a favor do seu ponto de vista. Os argumentos são os meios utilizados para atingir o seu objetivo que consiste em apresentar e apoiar a sua opinião sobre o assunto. Os argumentos são o conjunto das razões utilizadas para um autor sustentar a posição pessoal que defende no seu texto. Para fazer a demonstração que ele pretende, um texto de opinião comporta então necessariamente alguns argumentos (pelo menos 3). Estes argumentos devem ser racionais e gerais: é preciso evitar a subjetividade ou ignorar os contra-argumentos possíveis. 
Conclusão
No fim do seu trabalho, o autor resume a sua argumentação e mostra que ela justifica a sua tomada de posição. 

0 comentários:

Postar um comentário